Novembro Azul é uma campanha que ocorre durante todo este mês, buscando ressaltar a importância da conscientização a respeito de doenças que afetam os homens, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Surgindo em 2003, na Austrália, aproveitou-se as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, para a criação da campanha. O movimento tem como objetivo quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
Em 2017, mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados, segundo dados do INCA (2016/2017). No Brasil, este é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele.
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos sem fatores de risco e dos 45 anos com fatores de risco, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce, chegando a 90% de chances de cura.
Homem: a sua saúde é nossa prioridade. Cuide-se, e conte com a Imago para o diagnóstico precoce da doença.
Fontes:
http://portaldaurologia.org.br/campanhas-publico/novembro-azul-2015/
http://www.brasil.gov.br/saude/2012/11/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata
http://portaldaurologia.org.br/destaques/novembro-azul/