É só a temperatura cair que você começa a sentir a garganta arranhando? Com medidas simples no dia a dia é possível evitar essa sensação, mas engana-se quem pensa que a mudança de temperatura é a principal responsável. “O choque térmico não é capaz de desencadear uma gripe, causada por uma infecção viral. No inverno, as pessoas costumam permanecer mais tempo em ambientes com pouca ventilação, locais propícios para a propagação de vírus através das gotículas presentes no ar que respiramos e objetos ao nosso redor”, explica Angela Shimuta, otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integrada. A seguir, veja cinco dicas simples para evitar a gripe.
1) Lave as mãos
Manter as mãos limpas é a principal recomendação para evitar gripes e outras doenças infectocontagiosas, como otite, conjuntivite e diarreia. “O ato de lavar as mãos dilui os vírus e bactérias que carregamos nas mãos, evitando a contaminação. Não existe um número máximo ou mínimo de vezes recomendado para fazer a higiene das mãos, mas nunca esqueça de lavá-las após tossir ou espirrar, por exemplo. O uso do álcool gel substitui com eficiência a lavagem com água e sabão”, diz Angela. Lembre-se também de lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, quando chegar da rua e realizar as refeições.
2) Alimente-se
Comer bem não significa comer muito. “Para evitar a gripe, inclua na sua rotina alimentos capazes de fortalecer o sistema imunológico. Frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, abacaxi e morango, são conhecidas por conter bons níveis de vitamina C, mas couve, rúcula, repolho e outros vegetais folhosos também são ricos nessa substância. O levedo de cerveja é rico em vitaminas do complexo B, importante para a imunidade. Também recomendo consumir iogurte diariamente, já que ele melhora a flora intestinal, a barreira imunológica natural do nosso organismo”, orienta a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann. De acordo com a especialista, os chás com canela, alfafa e equinacea também reforçam as defesas do organismo.
3) Durma bem
Oito horas de sono podem fazer milagres para a saúde e a beleza. Uma boa noite de sono mantém a pele viçosa e sem olheiras, estabiliza a pressão arterial, afasta o estresse, controla o peso e diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “Dormir profundamente é essencial para manter o sistema imune restaurado a níveis que protegem o organismo contra doenças”, explica Angela Shimuta. Para que sua noite de sono chegue ao estágio ideal, o quarto deve estar escuro e silencioso. Não esqueça de investir em um colchão com densidade adequada ao seu peso e um travesseiro que estabilize a coluna durante a noite.
4)Pratique exercícios físicos
A atividade física regular protege contra doenças cardiovasculares, controla o ganho de peso e ainda libera endorfina, mandando o mau humor para longe, mas também é capaz de evitar a gripe. “A prática regular de exercícios físicos é recomendada para evitar infecções de uma maneira geral. Além de ativar a circulação sanguínea, estimulam a produção de linfócitos NK (“natural killers” ou exterminadores naturais) que protegem o organismos de invasores, como bactérias e vírus”, diz a otorrinolaringologista Angela Shimuta.
5) Vacine-se
Segundo Angela Shimuta, a vacina contra a gripe é capaz de prevenir a gripe e suas complicações em até 90% das pessoas sadias: “A gripe é causada pelo vírus influenza, que, em casos graves, pode até matar. Não podemos confundir com o resfriado, que é desencadeado por mais de cem vírus diferentes, que a vacina não consegue prevenir”. A otorrinolaringologista recomenda a vacinação durante ou outono ou início do inverno, período de maior circulação do vírus influenza.
Fonte: GNT